fbpx

Gestão de Aprendizagem

Cursos on line.

Em meio à pandemia do corona vírus no Brasil, a metodologia de ensino à distância se torna uma forma segura e prática para a geração de renda imediata para as famílias.

Escolha o seu

Perfis de Usuários

Para ter acesso aos cursos on line necessário efetuar seu cadastro.

Cadastro

Nossa Historia

ESCOLA PROFISSIONALIZANTE MARIA RUTH JUNQUEIRA

Em 1954 a professora Maria Ruth Junqueira contatou a Federação Espírita do Paraná a fim de oferecer às meninas abrigadas no Lar Icléa, situado na Rua Saldanha Marinho, 570, cursos de artesanato em bordado à mão e à máquina, corte e costura, artes aplicadas, crochê, tricô e manicuro. Na ocasião foi convidada a administrar esse aperfeiçoamento a Sra. Maria de Lourdes Sperancetta Pinto, e passou a funcionar no refeitório do antigo Albergue Noturno, na Alameda Cabral, 340, no horário das 13 às 17 horas, de segunda à sexta-feira com professoras remuneradas pela Secretaria da Educação e Cultura. Mais tarde, a pedido de pessoas interessadas, foram criados mais cursos profissionalizantes, atendendo pelo nome de “Artesanato Bom Retiro”, para alunos carentes, com certificados expedidos pela Secretaria de Educação e Cultura.

Em 1956, com a morte da professora Maria Ruth Junqueira, a Secretaria da Educação e Cultura resolveu retirar os artesanatos do centro da cidade passando-os para os bairros, ficando sem continuidade de funcionamentos os artesanatos Lar Icléa e Bom Retiro.

Em 1959, a Sra. Maria de Lourdes Sperancetta Pinto, grande amiga de Maria Ruth Junqueira, teve a idéia de criar uma escola de cursos profissionalizantes devido à grande procura de pessoas interessadas. Contatou o Sr. João Ghignone e o Sr. Abibe Isfer, Presidente e Vice-Presidente, respectivamente, da Federação Espírita do Paraná na época e Secretário da Educação e Cultura, Sr. Colombino Grassano, que aquiesceram prontamente, achando excelente a idéia da criação de uma Escola nesses moldes.

Por decisão do Sr. Abibe Isfer e Sra. Maria de Lourdes Sperancetta Pinto a Escola passou a chamar-se Escola Profissional Maria Ruth Junqueira, como homenagem à professora do mesmo nome e idealizadora deste projeto na entidade.

A partir daí, a Escola, atendendo as formalidades exigidas pelo Decreto Lei n° 6149 de 10/01/1938, recebe da Secretaria de Estado da Educação a Licença de Funcionamento nº 600 de 29/09/1960.

Em 30/12/1960 foi formalizado o primeiro convênio de Assistência Técnica entre a Escola Profissional Maria Ruth Junqueira, Federação Espírita do Paraná e Secretaria de Educação e Cultura.

A princípio, todo o material necessário foi arrecadado através de doações de pessoas amigas, através do trabalho de Maria de Lourdes Sperancetta Pinto e Elvira Marchesini Vaz.

A Entidade mantenedora, desde a sua fundação e sob a direção da professora Maria de Lourdes Sperancetta Pinto ofereceu à Secretaria de Estado da Educação e Cultura, instalações adequadas a saber: casas, mobiliários, maquinários e todo tipo de material utilizado nas diversas atividades ministradas, bem como água, luz, telefone, interfone, gás e manutenção e conservação dos maquinários e prédios.

Em 1978 foi implantado o Programa Intensivo para Preparação de Mão-de-Obra – P.I.P.M.O, considerado pioneiro no Estado do Paraná. Após entrar em vigor foram elaborados programas e apostilas para os cursos de: datilografia, auxiliar de escritório, modista costureiro, manicuro, cozinheiro e confeiteiro.

A Escola está voltada para a qualificação profissional, com o objetivo de preparar os alunos para o mercado de trabalho, funcionando em três períodos (manhã, tarde e noite) desde 1988, em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação de Ação Social . Atualmente a Escola atende no endereços: Anexo I na Alameda Augusto Stellfeld, 365 .

A Sra. Maria de Lourdes Sperancetta Pinto, fundadora e Diretora da Escola, exerceu esta função até o início do período letivo de 1979.

Exerce atualmente a direção da Escola a Professora Léa Dirce Pimentel, que presta seus serviços na Escola Profissional Maria Ruth Junqueira desde as sua criação, em 1960;

Sendo nomeada diretora em 1979; participou do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Curitiba desde a sua criação em 1991 até 2011.

Cursos

Sobre o Academy

Plataforma prática e fácil no acesso de cursos on line

Cadastro
  • Curso em diversas áreas
  • Cursos de Alimentação
  • Cursos de Beleza
  • Curso de Costura
  • Curso de Informática
  • Curso de Manutenção

Notícia Recente